• Ricardo Figaro

HyperX indica games que ensinam e divertem ao mesmo tempo


Horas a mais em casa podem significar horas a mais nas telas. Mas isso não precisa ser um problema. Ao lado de filmes, séries e documentários, há jogos digitais que podem ser grandes aliados no aprendizado.


“Os videogames se transformaram em mídias e são transmissores de mensagens que podem, sim, ser ‘sérias’. Jogar um game é mais do que apertar botões, e pode ser uma experiência narrativa que ensina sobre diferentes assuntos”, garante Vicente Martin, professor do curso de TECH e PP da ESPM.


“Na HyperX vemos o game não apenas como lazer, mas também como uma forma de conexão com o mundo. E usar os jogos como ferramenta e incentivo de aprendizado é interessante, pois conversa diretamente com uma geração que já nasceu conectada”, completa Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing da HyperX para a América Latina.


A HyperX, divisão gamer da Kingston Technology, e o professor da ESPM dão algumas dicas de games para se divertir e aprender. Confira:

  • The Counting Kingdom - Um game feito para ensinar matemática básica para crianças. “Gosto desse jogo porque usa uma mecânica de tower defense com raciocínio de soma e subtração que faz a matemática ficar divertida”, diz Martin. The Counting Kingdom, do estúdio Little Worlds Interactive, está disponível para PCs com sistema operacional Windows e pode ser baixado no Steam.

  • Valiant Hearts: The Great War – Quebra-cabeça e aventura da Ubisoft sobre a primeira guerra mundial, feito em parceria com o History Channel. “Entre uma tela e outra você recebe material de documentário sobre a guerra feito pelo HC.” Valiant Hearts: The Great War está disponível digitalmente para PC, PS4, Xbox One, smartphons e tablets.

  • Thomas Was Alone - É um game minimalista onde o jogador usa diferentes poderes de quadriláteros coloridos e aprende lógica de programação. “Mesmo não declarado, o game ajuda a compor um pensamento lógico e algorítmico na execução dos puzzles”, explica Martin. Thomas Was Alone pode ser jogado no PC, PS4 ou Xbox One.

  • Civilization – Série de jogos de computador criado por Sid Meier, aqui, o que vale é a estratégia. O jogador pode administrar a própria civilização e ter contato com figuras históricas, como Napoleão Bonaparte, Abraham Lincoln e outros. SID Meier’s Civilization VI: Gathering Storm, o mais recente jogo da série, lançado em 2019, pode ser baixado para PC.

  • Red Dead Redemption – Jogo de ação e aventura da Rockstar, se passa durante o período de declínio do Velho Oeste, por volta de 1911, onde os fora-da-lei estão com os dias contados. Pode ser adquirido em mídia física para PS3, Xbox 360 ou Xbox One.

  • Minecraft Education Edition - Versão do famoso game de construir e destruir blocos desenvolvida exclusivamente para escolas, permite ao educador controlar o mapa com liberdade para criar um ambiente virtual educativo, conforme o tema a ser abordado.

0 visualização
© 2020 Shock Rádio Web