• Ricardo Figaro

Editora JBC é premiada no Troféu HQMIX


Akira, publicado no Brasil pela Editora JBC, é bicampeão do HQMix!!

A lista com os vencedores da 31a edição do Troféu, considerado o “Oscar” dos quadrinhos no Brasil, foi divulgada no dia 9 de setembro de 2019 e o volume 2 de Akira, lançado em 2018 pela JBC, foi o grande vencedor como Publicação de Clássico.

Escolhida pela segunda vez na categoria (Akira vol.1 venceu o 30o Troféu HQMIX), a obra máxima de Katsuhiro Otomo se tornou um dos grandes marcos dos mangás e animes de ficção científica, abrindo as portas, ainda nos anos 1980, para a chegada de outras produções japonesas direcionadas para o público adulto no Ocidente.

Akira retornou ao Brasil em 2017 pela Editora JBC em uma nova edição especial e terá a coleção completa em seis volumes.

O Troféu HQMIX


O Troféu HQMIX é um prêmio anual de quadrinhos que tem como objetivo divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil e é considerado o mais importante troféu do gênero da América Latina, com reconhecimento internacional. Criado em 1988 pela dupla Gualberto Costa e JAL dentro do programa TV MIX, o prêmio conta atualmente com a votação de mais de dois mil profissionais da área do humor gráfico e quadrinhos, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Como é de costume, em cada edição, o troféu presta homenagem a um artista brasileiro.

Para marcar os 150 anos da primeira HQ publicada no Brasil, a estatueta do 31o Troféu HQMIX será inspirada no personagem "Nhô Quim" criado por Angelo Agostini, cuja publicação de quadrinhos ocorreu na revista semanal "Vida Fluminense" em 1869. A escultura do icônico caipira foi confeccionada pelo artista plástico Itamar Braga, com reprodução realizada por Wilson Iguti.

#2019 #JBC #HqMix #Akira

© 2020 Shock Rádio Web