• Ricardo Figaro

Lições do Bope para empresas


Em Vá e vença, o autor argumenta que a afinidade entre os valores pessoais e os institucionais produz uma sinergia fabulosa com potencial para gerar resultado e um sentimento peculiar de pertencimento e mobilização. “A convergência de valores produz um ambiente de comprometimento e superação, estabelecendo uma forma diferenciada de se relacionar com os objetivos, metas e tarefas da equipe e dos próprios indivíduos”, escreve.

Vá e vença

Paulo Storani

192 páginas

R$ 29,90

Editora BestSeller| Grupo Editorial Record

“Mais do que mostrar a excelência de uma equipe de operações especiais no que se refere à gestão de pessoas, Storani nos faz ver com clareza ao longo destas páginas por que uma equipe, sob as mesmas regras e condições, pode ter desempenho melhor do que outra. E situa esse raciocínio no contexto do Brasil de hoje, um país que se define pelo “deu pra passar”, pela mentalidade do grau suficiente para aprovação. O caveira Storani se insurge contra essa filosofia da mediocridade que se espalhou pelas nossas gerações e instituições e crê que nela germinou a semente do mecanismo da corrupção, que “quem indica”, do “sabe com quem está falando?” já denunciado antes por Roberto DaMatta”, José Padilha.

Storani aborda no livro temas como ética, liderança e meritocracia e afirma que no Brasil há uma cultura da mediocridade, de fazer apenas o que é exigido, de tirar a nota mínima para passar em avaliação. Para driblar este cenário, o ex-capitão defende que o conceito de superação de limites por meio da alta performance pode ser aplicado à iniciativa privada para que se formem “times de elite”.

Desde 2008, o ex-capitão realiza palestras, treinamentos e consultorias para diversos segmentos de negócios relacionando as operações do Bope e das empresas, sobretudo no que se refere à seleção e engajamento. Agora, além de reunir esse conteúdo em livro, Storani complementa sua visão com as experiências do mestrado em antropologia social, cujo trabalho final dedicou à cultura do batalhão.

Paulo Storani é Mestre em antropologia social, pós-graduado em administração pública e gestão de pessoas, graduado e pós-graduado em educação física, graduado pela Escola de Formação de Oficiais — Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e professor de cursos de pós-graduação. Capitão veterano do Bope/PMERJ, Curso de Operações Especiais, e mestre de tiro policial, com especialização em cursos nos Estados Unidos e em Israel. Consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2, consultor de empresas na área de treinamento, analista de políticas públicas de segurança pública e palestrante.

#2018 #Livro #GrupoEditorialRecord #EditoraBestSeller

© 2020 Shock Rádio Web