• Ricardo Figaro

Viasat e SpaceX assinam para lançamento de satélite ViaSat-3


A Viasat Inc. (Nasdaq: VSAT), empresa global de comunicações, anunciou hoje que escolheu a SpaceX para lançar uma de suas missões via satélite da ViaSat-3. A missão da Viasat está prevista para ser lançada entre 2020 e 2022 a partir do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Esta missão será lançada a bordo de um Falcon Heavy.

A Viasat escolheu o SpaceX Falcon Heavy por sua capacidade de voar com injeção eletrônica, posicionando um satélite ViaSat-3 extremamente próximo da órbita geoestacionária - como resultado, a espaçonave pode começar o teste em órbita (IOT) rapidamente após o lançamento. ao invés de passar semanas ou meses realizando manobras de órbita. Espera-se que isso permita que a Viasat ligue seu serviço de banda larga de velocidade ultra-alta muito mais rápido após o lançamento do que é possível com outros veículos de lançamento.

“A Viasat buscou um parceiro de lançamento ViaSat-3 que entendesse nossos requisitos únicos de missão: colocar em órbita uma nave espacial ViaSat-3 com segurança, para promover nosso objetivo de enviar terabytes de dados do espaço para atender à crescente demanda global de banda larga”, diz Dave Ryan, presidente da Space Systems na Viasat. “Escolhemos a SpaceX à medida que continuam demonstrando seu compromisso com o avanço das tecnologias espaciais. Sua tecnologia comprovada é poderosa e eficiente o suficiente para levar uma espaçonave ViaSat-3 próxima à órbita geoestacionária.”

"Há oportunidades interessantes para a Falcon Heavy no mercado, especialmente para clientes como a Viasat que precisam de injeção eletrônica extremamente próxima da órbita geoestacionária", disse o presidente e diretor de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell. "Estamos ansiosos para entregar o ViaSat-3 em órbita e ajudar a colocar a mais recente tecnologia da Viasat em serviço."

Espera-se que a classe ViaSat-3 de satélites de banda Ka ofereça recursos imensamente superiores em termos de velocidade de serviço e flexibilidade para uma plataforma de satélite. Os dois primeiros satélites se concentrarão nas Américas e na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), respectivamente, com o terceiro satélite planejado para a região Ásia-Pacífico (APAC), completando a cobertura de serviços globais da Viasat. Espera-se que cada satélite da classe ViaSat-3 ofereça mais de 1 Terabit por segundo de capacidade de rede e aproveite os altos níveis de flexibilidade para direcionar dinamicamente a capacidade até onde os clientes estão localizados.

A seleção da Falcon Heavy para um dos lançamentos da ViaSat-3 é o próximo passo na implementação da estratégia integrada de lançamento do satélite ViaSat-3, que foi projetado para garantir o lançamento pontual de sua espaçonave através da diversidade de veículos de lançamento e abordagem integrada para o planejamento de lançamento. A Viasat anunciará atribuições de missões específicas do ViaSat-3 para cada um de seus veículos de lançamento contratados em uma data posterior.

#2018 #Tecnologia #Noticia #SpaceX #Viasat

0 visualização
© 2020 Shock Rádio Web