• Ricardo Figaro

Verus lança romance histórico de Emma Donoghue


Autora aclamada pela qualidade literária, a irlandesa Emma Donoghue tornou-se ainda mais conhecida aqui depois que seu romance, Quarto, foi adaptado para o cinema dando origem ao filme O quarto de Jack, indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado e que valeu o prêmio de melhor atriz a Brie Larson. Em sua nova investida, Emma Donoghue ambienta sua trama nos séculos XVI e XVII. Nesta época, ganha notoriedade na Irlanda o caso das santas jejuadoras, mulheres de diferentes faixas etárias que eram enaltecidas e consideradas um milagre por sobreviverem sem alimento por longos períodos.

O milagre The Wonder

Emma Donoghue

Tradutor: Vera Ribeiro

Páginas: 266

Preço: R$ 39,90

Editora: Verus | Grupo Editorial Record

É o que acontece com Anna O’Donnell, de onze anos. Em um vilarejo da Irlanda permeado pela religiosidade e cuja memória do período da Grande Fome irlandesa ainda estava muito viva, a menina virou uma atração ao afirmar não se alimentar por quatro meses, desde o seu último aniversário. Para sobreviver, apenas três colheres de água por dia e muitas orações. Seu testemunho se espalha e, rapidamente, a humilde casa da família vira santuário de peregrinação. Ela atraiu atenção suficiente, dividida entre céticos e crentes, para que um comitê fosse contratado para acompanhar Anna 24 horas por dia a fim de documentar um milagre ou descobrir uma fraude.

“Um belo romance histórico baseado em fatos reais, um clássico viciante [...] Donoghue escreveu com intensidade crepitante sobre o poder destrutivo da religião”. – Stephen King

Duas enfermeiras são contratadas para cumprirem turnos de oito horas cada. Uma freira muito quieta, para satisfazer a família católica, e Lib, uma enfermeira inglesa e sem religião, que serviu na Guerra da Criméia. O que se segue é uma disputa de vontades e um choque de visões de mundo, não apenas entre religiosos e céticos, mas entre ingleses e irlandeses. Desde que chega à casa da família O’Donnell, Lib tenta descobrir exatamente o que está diante de seus olhos. Se às vezes ela considera Anna uma fingida, outras vezes ela pensa que a menina é apenas vítima da necessidade de seus pais em chamar a atenção da cidade, ou talvez ela seja uma ferramenta para arrancar dinheiro das pessoas em nome da fé. O fato é que, logo após a chegada de Lib, a saúde de Anna, até então mantida sem muitas alterações, começa a piorar. Seu cabelo cai em tufos, a pele descasca e o inchaço da garota aumenta. Lib se pergunta se, de alguma forma, o seu contato com Anna foi o responsável pelas reações.

Assim como Quarto, O milagre segue um suspense narrativo baseado nos detalhes cotidianos. Neste novo lançamento, Emma questiona a existência de Deus e mostra o embate entre a ciência e a fé. O milagre é o primeiro romance histórico da autora e foi nomeado pelo Washington Post como um dos livros notáveis de 2016. A obra chega às livrarias em outubro pela Verus.

Emma Donoghue nasceu em Dublin e passou oito anos em Cambridge, na Inglaterra, para completar o ph.D. em literatura do século XVIII antes de se mudar para London, em Ontário, Canadá, onde mora com sua parceira e os dois filhos. Ela também migra entre gêneros, escrevendo roteiros de cinema, teatro e rádio, além de contos e ficção histórica e contemporânea.

#2018 #Livro #EditoraVerus #GrupoEditorialRecord

© 2020 Shock Rádio Web