• Ricardo Koema

Nova palestrante magistral confirmada na Campus Party 2019


A Campus Party Brasil, maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, acaba de confirmar mais um palestrante magistral para o evento. Joana D’Arc Feliz é uma das pesquisadoras brasileiras mais premiadas internacionalmente, com uma trajetória marcada por muita luta contra a miséria e o preconceito, e que hoje se dedica integralmente a ensinar jovens que, como ela, passam por dificuldades como as que ela enfrentou.

De família pobre de Franca, no interior de São Paulo, a professora de Química estudou em apostilas emprestadas e, muitas vezes, dormiu com fome quando morava em Campinas, onde fez graduação, doutorado e mestrado na Unicamp. De lá, partiu para os Estados Unidos, onde concluiu o pós-doutorado na Universidade de Harvard.

Ganhadora de mais de 70 prêmios internacionais na carreira, com destaque para o prêmio Kurt Politzer de Tecnologia de "Pesquisadora do Ano", em 2014, Joana é, desde 2004, docente e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, em Franca, cidade do interior de São Paulo. Lá ela faz pesquisa de ponta com alunos do ensino médio e, sempre em parceria com os estudantes, já registrou 15 patentes nacionais e internacionais. Seus inventos são feitos a partir de resíduos de curtume, processo que transforma pele em couro.

Entre as suas inovações estão cimento ósseo para reconstituir fraturas; colágeno para o tratamento de osteoporose e osteoartrite; sapatos com antimicrobianos para combater micoses e rachaduras no pé; pele humana artificial para transplante utilizando sobras de pele suína; cinco fertilizantes; e até um sistema de filtragem de água aproveitando escamas de peixe.

Com cerca de mil horas de programação, a #CPBR12 também já tem confirmada a presença do brasileiro que trabalha na NASA, Ivair Gontijo. Diretamente ligado às missões de exploração à Marte, o físico mineiro participou dos projetos que levaram o veículo Curiosity ao planeta e é autor do livro A Caminho de Marte: A incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA. No evento, ele contará sua trajetória, que hoje tem papel importante na maior empresa de engenharia espacial do mundo.

“Estamos muito animados para essa décima segunda edição. No Expo Center Norte, teremos a possibilidade de ampliar a capacidade do evento e nossa expectativa é receber cerca de 12 mil campuseiros e mais de 120 mil pessoas na Open Campus – gratuita e aberta ao público. Para isso, já estamos planejando uma série de novidades que, certamente, irão de encontro ao interesse de públicos de todas as idades”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.

#2018 #CPBR12 #2019 #Tecnologia #CampusParty

0 visualização
© 2020 Shock Rádio Web