• Ricardo Koema

Morre Ray Manzarek, tecladista do The Doors, aos 74 anos


Morreu nesta segunda-feira, 20, aos 74 anos, o tecladista e fundador do The Doors, Ray Manzarek. Ele estava em Rosenheim, na Alemanha, e passou por uma intensa e longa batalha contra um câncer do ducto biliar. A notícia foi dada pelo Facebook oficial do The Doors.

A página anunciou que, no momento da morte, ele estava cercado pela esposa, Dorothy, e pelos irmãos Rick e James. Manzarek estava internado no hospital RoMed Clinic. “Fiquei muito triste ao saber da morte do meu amigo e companheiro de banda hoje", disse Robby Krieger, guitarrista do Doors, em um comunicado oficial. "Sou grato por ter tocado músicas do Doors com ele pela última década. Ray era uma enorme parte da minha vida e sempre sentirei saudades dele.”

Manzarek estudou cinema na Universidade de Los Angeles entre os anos de 1962 e 1965. Neste último ano, ele conheceu o poeta e também estudante Jim Morrison, na praia de Venice Beach. Depois de um encontro regado à psicodelia, eles fundaram o The Doors, ao lado de Krieger e do baterista John Densmore.

O quarteto formou uma das mais controversas bandas de rock da década de 60, e provavelmente de todos os tempos. Até hoje, foram mais de 100 milhões de discos vendidos ao redor do mundo.

Algumas músicas do grupo são hits atemporais, como “Light My Fire”, “L.A. Woman”, “The End”, entre outros que traziam a união exata da psicodelia dos versos de Morrison e da ousadia dos teclados de Manzarek.

Desde a morte de Morrison, em Paris, em julho de 1971, o tecladista foi um dos maiores responsáveis por manter o legado da banda e, principalmente, o aspecto mítico criado em torno deles naqueles anos loucos da década de 60.

Depois do Doors, Manzarek manteve uma carreira solo razoavelmente ativa, principalmente durante os anos 70, com os discos The Golden Scarab e The Whole Thing Started With Rock & Roll Now It's Out of Control, de 1973 e 1974, e nos anos 2000. Nos últimos sete anos, ele lançou três discos, os dois últimos ao lado de Roy Rogers (Ballads Before The Rain e Translucent Blues, em 2008 e 2011.

Manzarek deixa, além da esposa, um filho, Pablo Manzarek, e três netos, Noah, Apollo e Camille. Ainda não há informações sobre o funeral, mas a família pede que, em vez de flores, os fãs façam doações para a ONG www.standup2cancer.org.

#2017 #Rock

10 visualizações
© 2020 Shock Rádio Web