• Ricardo Figaro

Esquizofrenia na adolescência é o tema de "Inventei você?"


Eleito o mais esperado de 2015 pelo Huffington Post, o livro chega às prateleiras pela Verus.

Inventei você?

Páginas: 350

Preço: R$ 39,90

Tradução: Monique D’Orazio

Editora: Verus | Grupo Editorial Record

Acordar, pedalar até o colégio, fazer uma verificação do perímetro em busca de algo diferente, fotografar o que possa ser considerado “fora do comum”, inspecionar os alimentos do refeitório para se certificar de que não estão envenenados e, sobretudo, respirar fundo e tentar permanecer sã durante todo o tempo de convívio com as pessoas. Essa é a rotina de Alex, diagnosticada com esquizofrenia.

Uma em cada 100 pessoas terá esquizofrenia em algum momento, mas, ainda assim, o distúrbio continua sendo uma das doenças mentais mais estigmatizados entre a população. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 21 milhões sofrem deste transtorno. Os primeiros sintomas tendem a aparecer nos mais jovens, assim como Alex.

Prestes a terminar o ensino médio, a menina é uma protagonista atípica e nada confiável. Seu mundo é um compilado de cores, pessoas, objetos e vozes que podem, ou não, serem reais. Nazistas a perseguem, ela jura que tem uma cobra na escola e o seu colega de classe parece muito com um garoto que conheceu anos atrás, no supermercado. Mas será que ele existiu de verdade? Com a trama, Francesca Zappia buscou desmistificar a esquizofrenia e tratá-la de uma forma natural.

“Nos filmes há uma tendência em retratar estes distúrbios como algo perigoso. As pessoas que sofrem com a doença são vilões, pessoas ruins, ou estão sempre tentando matar alguém. Mas, na vida real, eles podem ter um cotidiano funcional, não são assassinos e nem sempre estão em hospitais psiquiátricos. E, especialmente em um romance jovem-adulto, é importante retratar este ponto de vista para que os jovens percebam a realidade”, disse a autora em entrevista ao site da MTV.

A autora é uma jovem em ascensão. Aos 24 anos, já foi elogiada no Twitter por John Green, que ainda indicou a sua obra na mesma rede social. “Inventei você?”, aliás, começou a ganhar forma quando Zappia tinha apenas 15 anos. O livro de estreia da autora ficou entre os finalistas do prêmio Goodreads de 2015, que elege os destaques do ano através do voto dos leitores.

A obra chega às livrarias em maio, pela Verus.

Sobre a autora:

Francesca Zappia mora na região central de Indiana e estudou ciência da computação na Universidade de Indianápolis. Ela passa a maior parte do tempo escrevendo, desenhando seus personagens e lendo.

#2017 #Livro #GrupoEditorialRecord

© 2020 Shock Rádio Web