• Ricardo Figaro

"Gigantes da estratégia” analisa decisões de Andy Grove, Bill Gates e Steve Jobs à frente da In


Professores de administração de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachussets, os autores acompanharam as companhias e seus líderes durante quase três décadas.

GIGANTES DA ESTRATÉGIA

(Strategy rules)

David B. Yoffie e Michael A.Cusumano

Tradução: Evelyn Kay Massaro

336 páginas

R$ 54,90

Editora Best Business

(Grupo Editorial Record)

O iPhone, em poucos anos, fez a relevância da Nokia e do BlackBerry reduzir drasticamente. A Microsoft, após começar como uma pequena startup de Seatle, provocou uma reviravolta forçada na IBM. A Intel se tornou líder mundial de microprocessadores no intervalo de uma década. Steve Jobs, Bill Gates e Andy Grove, os conhecidos nomes por trás destas histórias, foram atentos estudantes de estratégia, organização, logística e ainda se dedicaram ao máximo a aprender sobre novas tecnologias, modelos de negócios e indústrias.

“Gigantes da estratégia” conta a trajetória dos três líderes e das empresas que administraram. Os personagens já foram tema de biografias extensas, livros de negócios e até brochuras infantis, mas, aos olhos dos autores, existe uma enorme lacuna na compreensão sobre o que forma um grande estrategista: “Os acadêmicos estudam companhias e seus líderes com frequência, mas quase nunca estudam a fundo os indivíduos em si, junto com as decisões que definem suas carreias e as organizações que criaram”, argumentam.

Após quase três décadas pesquisando e ensinando sobre estratégia em contato com os líderes das companhias analisadas, David B. Yoffie e Michael A.Cusumano examinam no livro os sucessos e fracassos das empresas e mostram como Jobs, Gates e Grove se tornaram mestres estrategistas. As lições, tanto positivas quanto negativas, são especialmente valiosas para administradores de indústrias high-tech, mas não se limitam a elas.

Uma das semelhanças importantes destacada pelos autores é que os três executivos olhavam para além dos limites de suas empresas. Eles se concentravam não apenas em construir produtos, mas também em criar e controlar plataformas para inovações de outras companhias, dando suporte ao surgimento de um ecossistema de produtos e serviços complementares.

Ao compreender como Apple, Microsoft e Intel administraram sua evolução, executivos e empreendedores de outras indústrias podem aprender como gerenciar melhor as mudanças em seus próprios mercados.

“Gigantes da estratégia” chega às livrarias neste mês de novembro pela Best Business.

#Livro #Microsoft #Apple

© 2020 Shock Rádio Web